VITAMINA D

VITAMINA D

Conhecida como a vitamina do sol.
A vitamina D é muito importante para que o organismo funcione de maneira adequada, já que está envolvida em diversos processos fisiológicos. Você deve estar se perguntando: para que serve vitamina D, certo? Confira os benefícios da vitamina D para a saúde:
Saúde óssea: é responsável por regular a absorção de cálcio no organismo e fixar esse mineral nos ossos, sendo extremamente importante para a saúde desse tecido e prevenção de osteoporose.
Saúde cardiovascular: a deficiência de vitamina D pode estar relacionada com o aumento da incidência de problemas cardíacos, como enfarte, por exemplo.
Prevenção de doenças crônicas: a vitamina D exerce um importante papel na prevenção e controle das doenças crônicas, como a hipertensão, pois melhora a função dos vasos sanguíneos, e diabetes, já que ajuda a manter os níveis de glicose no sangue e reduzir a resistência à insulina, sendo fundamental para reduzir o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Gestação: importante na gravidez, já que diminui o risco de aborto nos primeiros meses, além de ser fundamental para o desenvolvimento cerebral do bebê.
Sistema imunológico: a vitamina D regula a produção de células do sistema imunológico, por isso é essencial para o bom funcionamento do sistema e no combate à infecções.
Equilíbrio de minerais: participa da homeostase do cálcio e do fósforo, também importantes para a saúde óssea.
Prevenção de câncer: a vitamina D também pode estar envolvida na prevenção de alguns tipos de câncer.
Dor crônica: a vitamina D regula processos inflamatórios no organismo, além de contribuir para maior controle de dores crônicas, como dores nas costas ou dores generalizadas.